As garagens de reis, presidentes e ministros costumam oferecer muitas alternativas aos seus utilizadores. Na maioria são veículos blindados, capazes de proteger os ocupantes de tiros, explosões ou ataques químicos, mas também há modelos históricos. E há excepções...
PORTUGAL – António Costa. Não é imediato identificar um automóvel com o Primeiro-Ministro. Umas vezes surge num Mercedes Classe S, outras num Audi A6 e até em veículos eléctricos, em nome do politicamente correcto…
EUA – Donald Trump utilizou até há pouco tempo os modelos que a General Motors entregou em 2009 ao presidente Barak Obama. O novo "The Beast", como é conhecido este Cadillac realizado com base no chassis de um camião Chevrolet, pode pesar nove toneladas. Deste veículo nada se sabe, tudo é secreto. Mas ninguém esconde que o habitáculo é estanque e tem uma reserva de sangue do mesmo tipo do grupo sanguíneo do Presidente.
O presidente da República alemã tem um veículo semelhante, com a matrícula 01, a chanceler utiliza a matrícula 02 e o ministro dos negócios estrangeiros a matrícula 03.
REINO UNIDO – Isabel II, a rainha de Inglaterra, conta com um Bentley Arnage transformado pela Mulliner, com um chassis alongado e um tejadilho mais elevado. Desta forma, Sua Majestade pode entrar ou sair sem necessidade de se inclinar. Este veículo apenas é utilizado em grandes cerimónias oficiais e a sua grande superfície vidrada permite ver a rainha.
REINO UNIDO – Theresa May, a primeiro-ministro britânica, utiliza um Jaguar XJ Sentinel com um motor 5.0 V8 de 500 cv. A carroçaria é blindada com aço e kevlar, e sabe-se que pode resistir a explosões e ataques biológicos.
ESPANHA – Filipe VI utiliza vários veículos, mas o mais habitual costuma ser um Audi RS6, que conduz nas suas deslocações pessoais. Mas o modelo mais icónico é o Rolls Royce Phantom IV utilizado durante a sua coroação em 2014, um dos vários modelos de grande prestígio da garagem da Casa Real Espanhola.
ESPANHA – Pedro Sanchez, o actual primeiro-ministro espanhol, herdou o Audi A8 L Security do seu antecessor Mariano Rajoy. O carro foi comprado em 2017 e pensa-se que conta com um motor 4.0 V8 de 450 cv. Antes de assumir o cargo, Sanchez guiava o seu Peugeot 407 de 2005…
ITÁLIA – Sergio Mattarella. O belíssimo Lancia Flaminia 335 de 1958 foi realizado por Sergio Pininfarina com base num Flaminia Cabriolet. É o veículo dos desfiles institucionais do presidente da república italiana. A carroçaria foi alongada, para permitir a adopção de quatro portas. Sob o capot dianteiro surge um motor V6 de 2,5 litros e 120 cv de potência.
VATICANO – Papa Francisco. O actual Papa tem revolucionado o Vaticano e isso também passou pelas garagens do Vaticano. O "Papamobile", criado em 2007 pela Mercedes, e o Mercedes ML que vinha sendo utilizado nas deslocações desde 2012 quase deixaram de ser vistos.
O novo responsável pela Santa Sé procurou veículos menos ostensivos e reduziu os padrões de segurança. Começou por utilizar um VW Phaeton, que foi substituído por um simples Ford Focus.
BRASIL – Michel Temer. O Rolls Royce Silver Wraith de 1952 foi oferecido por Assis Chateaubriand à presidência da República brasileira ainda nos tempos de Getúlio Vargas, e tem sido utilizado regularmente como veículo das cerimónias de Estado. Conta com um motor seis cilindros de 4,3 litros de cilindrada.